5 trilhas para curtir em Santa Catarina

Se você é aventureiro e prefere aproveitar as belezas da região durante o dia, apreciando belíssimas paisagens, confira nossas dicas de trilhas que vão te deixar ainda mais apaixonado por Santa Catarina.

Trilha-Praia-do-Forte-Daniela-Floripa-Honesta1) Trilha Praia do Forte / Praia da Daniela
Nível de dificuldade: Baixo
Tempo de percurso: Cerca de 40 minutos


Para acessá-la siga em direção à praia do Forte, passe pela entrada do acesso ao forte e siga até a Cruz no topo do morro a esquerda. Logo a esquerda já é possível ver a vista completa da Praia de Jurerê Internacional, a direita a Praia do Forte, e a Ilha de Anhatomirim ao fundo.

Mais para frente é possível ver a área de preservação que margeia a estrada da Daniela. Depois da crista do morro o visual é da Península da Daniela. Então vem uma descida que leva ao pé do morro, em uma estrada que passa pela margem da praia. Neste ponto pode-se escolher entre seguir a esquerda e voltar pela Daniela ou ir pela direita e atravessar por um outro trecho de trilhas.

Para chegar de ônibus, partindo do Centro de Floripa, pegue um ônibus da linha Daniela via Jurerê e desça no final da Av. dos Búzios. Para quem for de carro, é possível estacionar próximo ao P12, no final da Praia de Jurerê Internacional.

Trilha-Naufragados-Floripa-Honesta2) Naufragados – Sul da Ilha
Nível de dificuldade: Baixo/Médio
Tempo de percurso: Cerca de 50 minutos

O naufrágio de duas embarcações portuguesas em frente a essa praia em 1753 deu o nome ao lugar, onde é possível chegar apenas por trilha ou de barco.

A caminhada dura cerca de 50 minutos e percorre os dois morros que separam a Caieira da Barra do Sul. A partida é no ponto final do ônibus Caieira da Barra do Sul, onde há também estacionamento, para quem quiser ir de carro.

A trilha tem riachos e caminhos bem marcados em sua rota principal. A praia é uma área de preservação, mas conta alguns restaurantes, que servem pratos de frutos do mar.

Trilha-Ratones-Costa-da-Lagoa-Floripa-Honesta3) Ratones / Costa da Lagoa – Norte da Ilha/Lagoa
Nível de dificuldade: Baixo/Médio
Tempo de percurso: Cerca de 1 hora e 15 minutos

O acesso é pela SC 401, pegando a saída para Ratones e então seguindo pela Estrada Intendente Antônio Damasco, por uns 5 quilômetros, até a Estrada Bento Manoel Ferreira, onde quase no final da estrada há o acesso para o início da trilha.

A trilha é bem sinalizada e tem vista panorâmica da Lagoa da Conceição, com vista também para a Barra da Lagoa e Rio Vermelho. Essa trilha foi aberta na mata quando só era possível chegar às comunidades do interior da Ilha a pé ou a cavalo.

No final do percurso é possível ir até o centrinho da Lagoa de barco, pela linha de transporte que costuma ter horários constantes (verificar no local). Almoçar pelos restaurantes da Costa da Lagoa também pode ser uma boa pedida, pois há boa variedade de pratos de frutos do mar.

Trilha-de-Palmas-Floripa-Honesta4) Trilha de Palmas – Governador Celso Ramos
Nível de dificuldade: Baixo/Médio
Tempo de percurso: Cerca de 50 minutos

A região da praia de Palmas, em Governador Celso Ramos é cercada de montanhas, por onde é possível encontrar muitas trilhas. Essa trilha em especial liga a praia de Palmas as praias dos Ilhéus e Licial, locais praticamente desertos.

Para chegar ao local, vindo de Florianópolis pela BR 101, entre a direita em direção a Governador Celso Ramos, siga a sinalização até a praia de Palmas e ao Palmas Parque Hotel, por onde é possível encontrar vagas para estacionar.

Para acessar o ponto de partida da trilha, saia em frente ao condomínio dos Deitos e pegue a estradinha a esquerda até a entrada do condomínio Três Reis. O Retorno pode ser feito por uma estradinha que liga a via principal e retorna a Palmas.

Trilha-Varzea-do-Braco-Floripa-Honesta5) Roteiro Varzea do Braço – Santo Amaro da Imperatriz
Nível de dificuldade: Médio
Tempo de percurso: Cerca de 2 horas

Localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, esse roteiro fica pertinho de Floripa e tem grau de dificuldade médio, apesar dos 493 metros de subida, já que o caminho de volta é feito pelo mesmo trajeto, então os 493 metros íngremes transformam-se em descida na volta.

Para chegar ao parque, siga pela BR 282, em Santo Amaro da Imperatriz, até o trevo de acesso a Águas Mornas. Depois é preciso pegar o acesso a estradinha da comunidade da Várzea do Braço, logo em seguida terá a entrada do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Ao chegar no destino é possível mergulhar em diversos pontos do rio, composto em boa parte de água fria e transparente

 

Recomendações:

Leve água, barra de cereais e frutas, para não passar aperto no meio do caminho. Levar repelente, filtro solar e verificar a previsão do tempo também são itens essenciais para evitar surpresas. Verifique sempre cuidadosamente onde está pisando e use calçados fechados, pois podem aparecer animais peçonhentos no meio das trilhas.

Recolha todo o lixo que produzir e não deixe nada pelo caminho, o respeito pela natureza é primordial para a preservação desses paraísos.

Saiba mais sobre os equipamentos adequados e impacto ambiental no site Floripa Trekking, onde você também pode participar dos eventos criados pelo grupo.

Veja mais: 10 lugares incríveis em SC para ir além das praias

Informações e fotos: TrilhasBr

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!