Floripa é o 9º destino mais competitivo do país

Foi divulgado este mês, pelo Ministério do Turismo, o levantamento do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Florianópolis foi classificada em 9º, subindo uma posição em relação a 2014.

A pesquisa usa como base as questões de infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.


O propósito da pesquisa é compreender as transformações com o passar dos anos no mercado turístico. O índice capta o desenvolvimento dos principais destinos do país por meio de uma análise da realidade local, alcançado por meio da aplicação de um formulário.

Os pesquisadores do FGV ficaram uma semana em cada destino para fazer o levantamento de dados. Por Florianópolis a equipe passou no mês de julho, aplicando o formulário e fazendo visitas técnicas pelos principais atrativos da cidade.

Após a divulgação dos resultados cabe aos destinos compararem esses índices nacionais de competitividade com a realidade. Com as informações é possível planejar e desenvolver vantagens competitivas, conduzindo a elaboração de políticas públicas que eliminem os bloqueios do desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Veja mais: Lagoa do Peri é exemplo de gestão ambiental

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!