Programa Floripa sem bituca é lançado

O programa Floripa sem bituca – Apague seu rastro na natureza, foi lançado esta semana. De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, serão instaladas 276 bituqueiras na cidade e um sistema de coleta para reaproveitamento desse tipo de resíduo, em parceria com a empresa Eco Prática.

“Além dos danos à saúde, o cigarro também causa danos ao ambiente. Com a proibição de fumar em locais fechados, aumentou a quantidade de pessoas que vão às ruas e largam os resíduos ali mesmo”, afirmou Bagnati.


A Eco Prática implanta nas cidades escolhidas um sistema de recolhimento das bitucas para que sirvam à queima, substituindo carvão vegetal, na indústria cimenteira. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Florianópolis são produzidas em média 800 mil bitucas por dia, chegando a 2 milhões/dia durante a temporada de verão.

A formulação do projeto irá atender inicialmente a área central e algumas praias como Joaquina, Barra da Lagoa, Canasvieiras, Praia Mole, Ingleses, Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e Praia do Forte. As bituqueiras metálicas cedidas pela Eco Prática e instaladas pela Comcap, pelo prazo de três meses, serão colocadas em pontos estratégicos de limpeza urbana, sem custos ao poder público, já que a Eco Prática será responsável pela manutenção dos equipamentos coletores de resíduos de cigarro, pelo recolhimento e destinação final ambientalmente adequada das bitucas.

Veja mais: Aplicativo gratuito criado em Florianópolis facilita empréstimo de livros

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!